A folia do Carnaval acabará na quarta-feira, 5, sendo que já na sexta-feira, 7, o assunto dos cidadãos deverá ser mais sério, pois nesta data se inicia o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) aos contribuintes de todo o Brasil. Os cidadãos podem declarar de forma on-line até o dia 30 de abril de 2019, sendo que neste ano haverá a necessidade de informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de todos os dependentes do contribuinte, incluindo recém-nascidos.
De acordo com Joaquim Adir, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda da Receita Federal, o dia 7 de março foi fixado para início da entrega da declaração da IR, prazo que vai começar mais cedo em comparação ao último ano. Segundo Adir, neste ano todos os declarantes devem informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de todos os dependentes, mesmo os recém-nascidos, uma novidade, visto que em 2018 era obrigatório informar o CPF apenas de dependentes que tivessem acima de oito anos.
O supervisor nacional destaca que cidadãos devem ficar atentos na elaboração de suas declarações para evitarem “cair” na malha fina da Receita Federal. Portanto, quanto antes o contribuinte perceber que está na malha fina, mais tempo terá para resolver o problema, bem como com isto ele poderá ter direito à restituição de forma mais rápida. O prazo final para entrega da declaração do IR é no dia 30 de abril, incluindo para quem reside em países estrangeiros ou quem está doente.
PROGRAMA PARA DECLARAÇÃO JÁ ESTÁ LIBERADO
Na segunda-feira, 25, a Receita Federal liberou para download o Programa Gerador da Declaração (PGD) do Imposto de Renda Pessoa Física. “O contribuinte pode preencher a declaração e aguardar o início do período de envio, que vai das 8h do dia 7 de março até as 23h59 de 30 de abril de 2019, pela internet. A declaração pode ser elaborada de três formas: pelo computador, por meio do PGD IRPF2019, disponível na página da Secretaria da Receita Federal do Brasil na internet”, informa o EBC, responsável pela assessoria do Governo Federal.
Além do PGD, o contribuinte pode realizar a declaração por dispositivos móveis através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que ficará disponível no Google Play (Android) e App Store (iOS). “O serviço Meu Imposto de Renda também está disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no site da RFB na internet, com o uso de certificado digital”, informa a assessoria.
Fonte Folha do Litoral News
0 Comentários