Publicidade

header ads

Estado investiga 40 casos suspeitos de febre amarela em Paranaguá

Na quinta-feira, 14, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o Boletim Nº 003/2019 que apontou a suspeita de 40 casos de febre amarela que estão sendo investigados em Paranaguá. Além disso, de acordo com a Sesa, no litoral são está também sob investigação possíveis quatro possíveis casos da doença em Antonina, dois em Morretes e um em Matinhos. 

A pasta estadual de saúde confirmou também o quarto caso de febre amarela no Estado. "A pessoa infectada é de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, mas o local de infecção ainda está sob investigação", informa a assessoria. Até agora, no litoral, apenas um caso da doença foi confirrmado e foi registrado em Antonina no final de janeiro, com possível local de infecção em Guaraqueçaba. "Os outros dois são de Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba, classificados como autóctones – quando a infecção do vírus se dá na própria cidade', destaca a Sesa.
Segundo a assessoria da Sesa, o número de notificações de febre amarela passou de 38 para 115 em todo o Estado nesta quinta-feira, 14, entretanto 43 foram descartados e outros 68 estão sob investigação."Com essas ocorrências registradas desde o início do ano, todos os municípios do Paraná estão com indicação de vacinação, a única forma de prevenção da doença. A recomendação é que todas as pessoas entre 9 meses e 59 anos tomem a vacina, que só começa a fazer efeito dez dias depois da aplicação", informa o Estado.

IMUNIZAÇÃO CHEGA A 69% DO PÚBLICO-ALVO NO LITORAL
Segundo o boletim epidemiológico, a cobertura vacinal do público-alvo da vacinação contra a febre amarela nos sete municípios litorâneos chegou a 69,05%. "Estima-se que aproximadamente 5 milhões de não vacinados no Estado, dos quais 50% encontram-se nos municípios do litoral, Curitiba e Região Metropolitana", explica a nota.

"Estratégias de intensificação da vacinação seletiva vêm sendo realizada em todo o estado do Paraná, com prioridade nessas duas Regionais, bem como a busca ativa seletiva da população. O Estado orienta que pessoas nunca vacinadas contra febre amarela, procurem um serviço de saúde para atualização do seu esquema vacinal, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde/PNI", finaliza a Secretaria de Saúde.

Fonte Folha do Litoral News

Postar um comentário

0 Comentários