A governadora Cida Borghetti autorizou nesta quarta-feira (7) o funcionamento do curso de Engenharia da Produção em Paranaguá, no Litoral do Estado. O curso da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vai ofertar 40 vagas de período integral já a partir do ano que vem.
A criação de um novo curso, voltado principalmente ao setor produtivo, vai contribui com o desenvolvimento do Litoral paranaense, afirmou a governadora. “O Governo do Estado está executando diversas obras de infraestrutura no município e no Porto de Paranaguá. Um curso como este vai qualificar e ampliar as possibilidades dos moradores das cidades litorâneas”, disse.
Este é o terceiro novo curso de graduação – e o segundo da Unespar – autorizado na gestão de Cida Borghetti. Também foram criados os cursos de Medicina da Unicentro, em Guarapuava, e de Direito, no Câmpus de Paranavaí da Unespar. “Estamos investindo no ensino superior para que o Paraná avance cada vez mais nesta área para ter pessoas preparadas e qualificadas”, afirmou.
UNESPAR PARANAGUÁ – O Câmpus de Paranaguá da Unespar tem 1.445 alunos matriculados e oferta, anualmente, 440 vagas em nove cursos de graduação. O novo curso é o primeiro na área de engenharia ofertado no município.
“Foi um curso planejado para atender demandas regionais de Paranaguá e vai contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural da região”, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio.
De acordo com o diretor do câmpus, Cleverson Molinari Mello, a universidade estuda a realização de um vestibular específico para Engenharia da Produção. “Hoje muitos jovens sobem a serra para cursar a faculdade de engenharia. Este curso beneficia todo o Litoral e abre a possibilidade de novos cursos de engenharia na região”, disse.
A UNIVERSIDADE – A Unespar está presente em seis cidades: Curitiba, Paranaguá, Campo Mourão, Apucarana, União da Vitória e Paranavaí. A instituição oferta anualmente 3.344 vagas para 67 cursos de graduação e conta com 11,5 mil alunos matriculados na graduação e pós-graduação. Oferece também dez cursos de mestrado e 19 cursos de especialização.
O reitor da Unespar, Antonio Carlos Aleixo, destacou o impacto que da universidade nas regiões onde ela está presente. “Além dos importantes cursos ofertados nessas cidades, temos um trabalho muito expressivo de extensão universitária”, disse.
Ele destaca que a universidade foi credenciada em 2013 e, em cinco anos, passou a oferecer dez cursos de mestrado que não seriam ofertados no Interior do Estado se a estrutura da Unespar não existisse.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade os presidentes da Fundação Araucária, Paulo Brofman, e do Tecpar, Júlio Félix; os reitores da Unicentro, Aldo Nelson Bona, da UEL, Sérgio Carlos de Carvalho, da UEM, Julio César Damaceno; e da Uenp, Fátima Padoan.
Fonte JB Litoral
0 Comentários