Publicidade

header ads

Outubro Rosa começa com palestra e conscientização

Durante todo o mês diversas ações serão realizadas para buscar a prevenção do público feminino de Paranaguá em relação ao câncer de mama e do colo de útero.

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) iniciou nesta segunda-feira (1º) a programação do Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama e no colo de útero. Diversas atividades estão programadas para ocorrer durante todo o mês, com o objetivo de ampliar a procura por exames de mamografia e preventivo nas unidades básicas de saúde de Paranaguá.

Em 2017 foram registradas 9 mortes de mulheres por conta destes dois tipos de câncer. A faixa etária mais atingida está entre 50 e 69 anos. Não há dados oficiais sobre o número de pacientes em tratamento. O motivo é que após a suspeita há encaminhamento para diagnóstico em Curitiba, cidade onde é oferecido também o tratamento se houver confirmação.

O evento no auditório da sede da pasta (antigo Centro Municipal de Especialidades), no período da manhã, reuniu dezenas de mulheres de Paranaguá. A grande maioria era de servidoras municipais, principalmente agentes de endemias e comunitárias de saúde, além de equipe de enfermagem. Membros da comunidade e de entidades que apoiam vítimas da doença também acompanharam.

Duas médicas ginecologistas do Centro de Referência de Saúde da Mulher prestaram orientações aos profissionais. “É importante que as mulheres se previnam. Se esses dois tipos de câncer forem descobertos na fase inicial as chances de cura são altas. Outra coisa importante é o auto-exame. Peço que as parnanguaras procurem as unidades de saúde para agendar seus exames o quanto antes”, sugeriu a secretária municipal de Saúde em exercício, Lígia Regina de Campos.

PROCURA POR EXAMES É BAIXA

De acordo com a enfermeira Luciane Tavares, responsável pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher, órgão ligado à Semsap, a procura por exames de preventivo e mamografia é baixa. Entretanto, com investimentos realizados recentemente pela pasta, com equipes completas de profissionais nas unidades básicas para o Estratégia Saúde da Família (ESF), a situação está melhorando. “Antes tínhamos a média de 60 exames por mês e agora temos 200. Mesmo assim estamos aquém do esperado, pois Paranaguá tem a cota de 399 exames por mês”, explica a profissional.

O exame preventivo pode ser marcado na unidade de saúde, com coleta do material agendado. Já a mamografia é feita numa empresa de diagnóstico por imagem de Paranaguá, devidamente contratada para prestar tal serviço. A requisição é feita por enfermeiro ou médico e o resultado com laudo sai, em média, no período de 7 dias.

“Preparamos uma vasta programação para o mês de outubro. Vamos oferecer a oportunidade de marcar exames em horário comercial em todas as unidades, nas 6 que funcionam com horário estendido e ainda no sábado. Aos poucos serão divulgadas as ações, para conhecimento da população feminina”, explicou a secretária interina Lígia Campos.

Fonte Prefeitura Paranaguá

Postar um comentário

0 Comentários