O 8 Grupamento de Bombeiros, responsável por ações de prevenção e combate a incêndio, salvamentos e coordenação da defesa civil no litoral do Estado, realizou neste domingo, 19 de agosto, a “I Capacitação para Atendimento a Emergências com Amônia”.
As instruções ocorreram, em partes, nas dependências do PB Nilson Neves, em Paranaguá, e foram concluídas no pátio da empresa Martini Meat, que concedeu o espaço e parte do material para o treinamento.
Sob as orientações do renomado Engenheiro Químico e instrutor de atendimento a emergências dessa área, o Sr Eduardo Roberto Moritz, da empresa Oxigen Safety.
Foram ministradas 8 horas de instruções teóricas e práticas específicas, para 30 bombeiros que prestam serviço no litoral, o tema versou sobre o atendimento a um produto químico perigoso bastante utilizado na indústria da região.
A amônia é um produto amplamente usado em ciclos de compressão, para refrigeração, serve também como fertilizante, por meio de seus derivados. Suas variações podem também ser usadas na produção de produtos de limpeza, entre outros.
Possui características tóxicas em sua forma mais pura e como é, comumente, armazenado na forma líquida a temperaturas abaixo de -33°C, pode expandir na sua forma gasosa em até 850 vezes seu volume se exposto ao meio ambiente sem as devidas precauções.
O Corpo de Bombeiros, que realiza atendimento a emergências com produtos perigosos, está em constante aperfeiçoamento de suas técnicas e esse treinamento reforça os conhecimentos do efetivo, no qual o 8°GB - Litoral é tido como referência no assunto, no âmbito do Estado do Paraná.
Os treinamentos constantes dão ao Bombeiro Militar a segurança e a confiança necessárias para a prestação de um serviço de qualidade à população paranaense, no caso do 8°GB, com foco nas pessoas que vivem e transitam no Litoral do Estado.
Fonte Rádio Ilha do Mel FM
0 Comentários