Diversos semáforos foram implantados em Paranaguá no ano passado. Nas vias que receberam o equipamento, motoristas, pedestres e ciclistas notaram a diferença em termos de segurança. No entanto, em outros cruzamentos da cidade os semáforos são um pedido constante para diminuir os riscos de acidentes e ter os mesmos benefícios.
A Rua Júlio Groth Elias com a Avenida Belmiro Sebastião Marques é um cruzamento com bastante fluxo de veículos e, segundo os moradores que transitam pela região com frequência, o risco de acidente é constante. Outra percepção do público é com relação à velocidade, que aumentou depois da finalização do novo asfalto na Avenida Belmiro Sebastião.
Segundo o secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, anteriormente já foi realizado um estudo o qual identificou que o cruzamento em questão precisava de um semáforo. Desta forma, ele afirmou que realmente há essa necessidade para oferecer mais segurança à população, mas que a secretaria está analisando a possibilidade e não há como determinar um prazo para a instalação do equipamento.
PERIGO CONSTANTE
A moradora na Vila dos Comerciários, Laine de Freitas, contou que já presenciou diversos acidentes no local em virtude dos carros não respeitarem a faixa destinada aos pedestres. “Ninguém para, os pedestres são os que mais têm dificuldade, principalmente quando estamos com crianças. Já aconteceu acidente com pedestre, carro com carro, por isso acho importante a colocação de um semáforo”, disse.
Laine ainda destacou que é preciso mais atenção de todos os envolvidos no trânsito. “Às vezes, há imprudência por parte dos pedestres e dos ciclistas, porque tem a ciclovia, mas muitas vezes ainda assim preferem andar pela rua. Mas neste local é realmente necessário ter um semáforo, pois já vai melhorar bastante a situação”, acredita a moradora.
O comerciante Rafael da Cruz afirmou que é fácil observar a quantidade de veículos que trafegam pelo cruzamento e o quão necessária é a implantação de um equipamento para trazer mais segurança. “A cada uma hora quase acontece um acidente. As pessoas ficam com a visão prejudicada devido ao muro e ao poste”, observou.
A Avenida Belmiro Sebastião Marques, após as intervenções, é tida hoje como uma via alternativa para quem mora nos bairros da região. “O fluxo aumentou bastante, quem é do Jacarandá, por exemplo, agora pega essa avenida. Acho que o semáforo melhoraria bastante e diminuiria o risco de acidente. A estética da avenida ficou boa, mas a forma de utilizar está ruim, não há respeito”, disse Cruz.
Trânsito fica confuso durante todo o dia no cruzamento
O morador defende a presença de guardas municipais até que o semáforo seja colocado para que haja uma mudança de comportamento. “O povo precisa de mais educação no trânsito, palestras nas escolas, porque tenho uma filha e tento educar para andar na ciclovia. Se alguém não fizer alguma coisa, somente a colocação do semáforo não adianta”, expôs Cruz.
Fonte: Folha do Litoral News
0 Comentários