A 1ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (1ª EsFAEP), da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), formou nesta quarta-feira (15/02) 48 sargentos, os quais retornarão às suas unidades de origem doutos e capacitados para auxiliar na gestão operacional e administrativa em todo o estado. Eles passaram por aproximadamente quatro meses de aula e exercícios na APMG a fim de atualizarem doutrinas e procedimentos administrativos e operacionais a fim de proporcionar um atendimento de melhor qualidade ao cidadão paranaense. A cerimônia foi no Centro de Formação de Profissionais da Educação (CENFORPE) em Pinhais (PR).
“É um momento de reflexão pois o sargento, já experiente no desenvolvimento de sua carreira, assume ainda mais o compromisso perante a instituição e perante a sociedade, ele se aperfeiçoa num processo diferenciado de aperfeiçoamento de dedicação exclusiva, para efetivamente termos uma maior qualificação profissional que se traduza na nossa razão de existir, que é a nossa segurança pública da sociedade paranaense”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.
Os sargentos são oriundos de 26 batalhões e seções administrativas da corporação que atingiram o tempo de serviço necessário para participarem do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS). Eles ficaram à disposição APMG durante o curso, atualizando informações e técnicas a fim de levarem às suas unidades de origem mais conhecimento e qualificação profissional para as atividades de segurança pública, adaptando-as conforme a realidade de cada região.
“Ele iniciou em outubro do ano passado e encerrou-se hoje. Tivemos disciplinas como Táticas em Confrontos Armados, Tiro Policial, Armamento, bem como matérias nas áreas de direito, ciências humanas, enfim, há uma diversidade de matérias com abordagem diferenciada num processo de atualização e aperfeiçoamento para com aqueles que já se encontram na condição de sargentos e de chefia e alguns locais, mas que visa melhorar essa qualificação e torna-los mais competentes para as suas ações diárias, quer sejam operacionais ou administrativas”, disse o Coordenador do CAS, capitão Fabrício Baran Carvalho.
Durante a cerimônia os 48 formandos receberam o certificado e os três primeiros colocados receberam uma homenagem diferenciada do Comando-Geral da PM. São eles os sargentos Alexsandro Bozeki, Ernestides Cavalheiro e Orestes Luis Brun, respectivamente. “É um momento especial na carreira de todos nós, tendo em vista que tivemos a oportunidade de, além de aprender novas técnicas, relembrar outras ações que aprendemos em outros cursos. É uma capacitação que nos proporciona ascensão na carreira e chegar até a última graduação das praças”, disse o sargento o Alexssandro.
O nome da turma é 3º Sargento Clodoaldo Cirino dos Santos, que serviu na corporação e demonstrou o comprometimento além das suas capacidades físicas, pois sofria de câncer e mesmo assim permaneceu nas fileiras da PM. Ele faleceu em junho de 2016. Como um ato de homenagem a sua memória e seu exemplo, os pais do sargento Cirino foram homenageados e aplaudidos de pé por todo o público.
O paraninfo da turma foi o tenente Wagner Freire, que recebeu um mimo da turma como agradecimento do apoio durante o curso. “Estou honrado com esse reconhecimento, foi um prazer fazer as aulas. Ao entramos na PM juramos servir a sociedade até mesmo com a própria vida. Para isso, esses sargentos saíram de suas casas, deixaram suas famílias e voltaram aos bancos escolares, mesmo já sendo experientes e especialistas em segurança pública. Agora, estão habilitados à galgar aos postos de 1º sargento e subtenente e voltam para suas unidades para disseminar conhecimento e receber missões de comando de frações de tropa”, disse o oficial em seu discurso.
A única mulher da turma, sargento Marcia Rodrigues, que atua como supervisora no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC/Sul) em Curitiba, destaca a satisfação pela conclusão do curso. “O aperfeiçoamento é essencial para a nossa carreira a gente fica constantemente estudando, aprendendo mais, isso é bom para nós, para a sociedade e para a instituição. Concluo essa capacitação com o sentimento de dever cumprido, cumpri todas as atividades impostas, juntamente com os policiais masculinos, conquistei meu espaço e estou aqui me formando”, destacou.
Estiveram na solenidade o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato; o Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luís Dias; o Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Administrativa Penitenciária, delegado Roberto Milaneze de Mello; o Comandante do 6°Comando Regional da PM (6° CRPM), coronel Chehade Elias Geha; o Diretor de Saúde da PM, coronel Raimundo José Moro; o Chefe da Diretoria de Ensino e Pesquisa, coronel Nelson Argentino Soares Júnior; o Presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel Washington Alves da Rosa; o Comandante da APMG, tenente-coronel Mauro Celso Monteiro; e o Comandante da 1ª EsFAEP, major Rodrigo de Mauro, bem como de oficiais e praças da corporação e familiares dos formandos.
PMPR
0 Comentários