A Matinbanda, um dos tradicionais grupos de Carnaval de Matinhos no litoral do estado, arrastou para a Avenida Atlântica cerca de 200 mil foliões que ficaram sob os cuidados e atenção de um esquema de segurança da Polícia Militar montado especialmente para o Carnaval durante o Verão Paraná 2016/2017. Neste primeiro dia de festa programada em Matinhos, a PM abordou 59 pessoas e registrou um roubo. Também houve a prisão de 15 adultos, dos quais seis nessa cidade. Além de Matinhos, Guaratuba também foi destaque com a presença de aproximadamente 65 mil pessoas. Os outros municípios do litoral paranaense que tiveram festas também foram patrulhados pela PM.
“Independente do grande público que o Litoral paranaense recebeu, todos os eventos transcorreram de maneira pacífica, sem anormalidades. A Polícia Militar fez um planejamento prévio para aplicar todos os recursos necessários a fim de oferecer à população mais segurança e tranquilidade durante o Carnaval em todos os sete municípios da região”, disse o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), tenente-coronel Nivaldo Marcelos Silva.
Com dezenas de festas públicas, bailes e desfiles, a Polícia Militar está empenhando o máximo em efetivo e recursos tecnológicos para atender a população da melhor maneira possível, buscando a agilidade no atendimento e a prevenção ao cometimento de crimes ou contravenções penais (pequenos delitos).
Participam do esquema de segurança pela PM, além de militares estaduais do Verão Paraná oriundos de diversas unidades da corporação no interior do estado, equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG).
O policiamento começou mais cedo, mas os trios elétricos agitaram o público desde às 21 horas, com grande repertório de músicas dos mais variados estilos ao passarem pela Avenida Atlântica no balneário de Caiobá/Matinhos. A chuva não apareceu, festa se prolongou até às 2h30 e a população se dispersou, com o acompanhamento constante da Polícia Militar, para evitar que acontecessem situações de rixa e tumulto ao final do evento. A dispersão ocorreu de maneira pacífica, sem incidentes ou ocorrências graves.
De acordo com o Comandante da Subárea de Matinhos, capitão Wagner de Araújo, foi feito um trabalho prévio de inteligência para localizar pessoas foragidas da justiça, armas de fogo e indivíduos envolvidas com tráfico de drogas que pudessem agir nas festas de Carnaval e estragar a alegria e diversão das pessoas de bem. “Fizemos a identificação de alguns suspeitos e desenvolvemos uma operação anterior ao carnaval, o que contribuiu para que a Matimbanda ocorresse de maneira tranquila, sem tumultos ou rixas durante o evento”, avaliou.
Houve bloqueio de vias na Avenida Atlântica, entre a Rua Alvorada e a Rua Jacarezinho, perímetro pelo qual os trios elétricos passaram, não sendo permitido o estacionamento de veículos nas vias citadas. O trabalho foi feito pela Polícia Militar com apoio da Guarda Municipal da prefeitura de Matinhos.
Em Guaratuba, o policiamento iniciou-se às 18h em toda a cidade, principalmente na Avenida 29 de Abril, via pela qual passaram os trios elétricos das 21h até 2h30. A festa atraiu cerca de 65 mil foliões que se divertiram com muita música e descontração. Durante todo o dia de sábado até a madrugada de domingo (26/02) houve seis situações de furto, a emissão de 17 autos de infração de trânsito, mais de 40 pessoas abordadas e quatro detidos neste município.
MONITORAMENTO - O público teve mais segurança com a presença ostensiva da PM com o policiamento a pé e motorizado. Além disso, houve a atuação do Centro de Comando e Controle Móvel (CICCM), que auxiliou na aplicação do efetivo policial por meio do monitoramento de câmeras de longo alcance para ajudar a identificar situações ilícitas.
O sistema do CICCM foi integrado com as câmeras da cidade, permitindo o acompanhamento da movimentação de público em tempo real, tanto no local do desfile dos blocos carnavalescos quanto em outras regiões da cidade que tiveram aglomeração de pessoas.
ANTONINA - Em Antonina, as equipes da Polícia Militar também acompanharam os festejos de Carnaval desde antes do horário de início das atrações para garantir a segurança tanto dos foliões quanto dos moradores locais. Por volta de 21 horas iniciou-se o desfile de blocos folclóricos e carnavalescos, e à meia noite o Baile Público com a Banda 50, na região central da cidade, reunindo aproximadamente 8 mil pessoas. Durante todo o sábado e a madrugada de domingo houve três furtos, um detido e 23 pessoas abordadas.
PARANAGUÁ - Na cidade portuária de Paranaguá o Carnaval também foi agitado com o Baile na Ilha do Mel, o Baile do Fandango e o Baile Tricolor, que ocorreram na Praça de Eventos Mário Roque, no Mercado do Café e no Clube Olímpico, respectivamente. Os militares estaduais fizeram o patrulhamento nas imediações dos locais para inibir o cometimento de crimes e reforçar a segurança de todo o público. Aproximadamente 5 mil participaram das festas e houve quatro prisões.
A PM atendeu nesta cidade, desde a manhã de sábado (25/02) até o fim da madrugada de domingo (26/02) 12 roubos, abordou 59 pessoas e encaminhou quatro adultos pelo cometimento de crimes.
PONTAL DO PARANA - Nos balneários de Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema e Shangri-lá, em Pontal do Paraná, houve muitas atrações musicais aos veranistas que totalizaram 12 mil pessoas. A passagem dos trios elétricos pelas vias da cidade foi acompanhada de perto pela Polícia Militar, que utilizou a Plataforma de Observação Elevada (POE) para monitorar o deslocamento de público e identificar locais em que estivessem ocorrendo a prática de crimes. A PM registrou quatro furtos e um roubo, além de abordar 13 pessoas entre o sábado (25/02) e a madrugada de domingo (26/02).
MORRETES - Na cidade de Morretes, houve atrações para todos os públicos desde às 12h30 até a madrugada, onde mais de 3 mil pessoas foram protegidas pela Polícia Militar desde antes do início das festividades até a dispersão total do público. A PM atendeu um furto e quatro roubos ao longo do sábado (25/02) e da madrugada de domingo (26/02).
PMPR
0 Comentários